Saúde da alma, cura da alma, cura interior, não importa a expressão usada, todas têm o mesmo sentido : promoção da saúde mental.
Os questionamentos são muitos entre aqueles que professam a fé em Jesus Cristo. Alguns são contra, outros, a favor. Os que são contra têm impedido ou dificultado o caminho para as pessoas serem curadas em sua alma e viverem de forma plena.
As experiências que o ser humano vivencia, principalmente as negativas, as traumatizantes, ficam registradas no inconsciente. Ao longo dos anos vão se acumulando, e, assim o ego fica perdido no meio das emoções desencontradas levando-nos a agir de uma forma incongruente até em situações mais simples. Sofremos e fazemos os outros sofrerem sem termos consciência, muitas vezes, da razão, da causa desta ou daquela atitude. O que está no inconsciente mina a nossa saúde mental, emocional, física e espiritual. Ficamos desesperados, porque não sabemos o porquê de nossas reações, e, mesmo que saibamos não conseguimos agir de outra forma.
Se o eu está contaminado é necessário descontaminá-lo para que o verdadeiro “eu” possa despontar e viver em plenitude.
É um processo de cura e de libertação que pode durar algum tempo, e, exige coragem, paciência e perseverança. Um ponto essencial é que a pessoa queira passar por esse processo, que é dolorido. Situações traumatizantes, paralisantes ( abusos, perdas, rejeição,.....) são vivenciadas advindo daí a cura, a libertação. É trabalhado de uma forma que a pessoa não mais sofre ao se lembrar.
Este processo, na verdade, é obra do Espírito Santo, que faz vir à memória os conteúdos encobertos, para então, curar, limpar, libertar de toda atadura, seja emocional, física ou espiritual, preenchendo todo o vazio com a Sua doce presença, a fim de que o cristão viva e experimente o total e absoluto Senhorio de Jesus Cristo.
Deus aperfeiçoa a vida de Seus filhose a cura da alma faz parte integrante deste processo.
Em Filipenses 1:6, Paulo diz: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.”
Em geral, um erro que se comete, quando uma pessoa tem o encontro com Jesus Cristo, é dizer que tudo na vida vai ficar absolutamente em ordem. Em pouco tempo, o novo convertido constata que não é bem assim, que sentimentos negativos, atitudes e complexos persistem. E, é nesse momento que essa pessoa precisa de ajuda, porque sozinha não vai dar conta.
O Espírito Santo faz a obra de diversas maneiras, e, uma delas é utilizar uma segunda pessoa para ser o facilitador da cura e libertação.
Em Lucas 4: 18, 19, Jesus cita Isaías 61: 1, 2, deixando claro que Ele veio para realizar também a cura interior.
A cura interior faz parte do processo de santificação tão necessária para todo aquele que nEle crê. Jesus virá buscar uma igreja santa, sem mancha, sem ruga, livre do pecado, sarada dos traumas, das dores, das amarguras, enfim, curada e liberta de todo e qualquer laço negativo do passado.
A cura interior proporciona ao cristão a “experiência viva” do Senhorio de Cristo.
O cristão de alma sarada é livre para amar, perdoar toda vez que for magoado, e experimentar em sua vida o viver pleno, repito, do Senhorio de Cristo.



Nenhum comentário:
Postar um comentário