A GENÉTICA ESPIRITUAL DE ABEL



TEMA: A GENÉTICA ESPIRITUAL DE ABEL
TEXTO: Gn 4.4

“Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta,”

INTRODUÇÃO
O que é genética? Genética (do grego genno; fazer nascer) é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração.

ABEL - O significado de seu nome é, provavelmente, algo como fôlego, ou vapor, ou simplesmente nada. Algo considerável perecível, como se fosse um pré-aviso de seu destino, morto ainda bem jovem. Foi chamado de "justo

A Bíblia fala dos filhos que Adão e Eva tiveram no principio. Caim, Abel e Sete. Caim foi o primogênito e quando ele nasceu sua mãe disse: “Alcancei do Senhor um Varão”. Quando Abel nasceu sua mãe não falou nada... E quando Sete nasceu ela disse: Deus me deu outra semente em lugar de Abel, porquanto Caim o Matou. Gn 4.25

Nesse intervalo entre o Nascimento de Caim, a morte de Abel e o nascimento de Sete, Adão e Eva tiveram outros filhos. Pq a ordem era para crescer, multiplicar e povoar a terra...

Mas o que queremos falar hoje é sobre a GENETICA ESPIRITUAL DE ABEL.
Caim e Abel podem simbolizar a luta entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, entre o homem  carnal e o espiritual.  Nesse tempo nos deparamos com duas grandes lutas ou seja, a genética espiritual e a genética carnal, as duas lutam entre si no nosso interior. Mas concentremo-nos na espiritual.

Abel não foi o primogênito e com certeza não teve os privilégios que seu irmão teve. Pelo significado do seu nome (Vapor, nada, perecível) percebe-se que ele não foi tão amado quanto seu irmão. Tbém observamos sua profissão, pastor de ovelhas, isso nos diz que ele era de natureza mansa, calma, contemplativa. De boa índole e de bom coração.

Aprendeu muito a respeito de Deus e respeitava princípios.
“4.3 - Diz: Aconteceu que no cabo de dias (Pode significar que aprendeu que em determinado tempo todo ser humano deveria ofertar ao Senhor), Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.”

Ele respeitou a primogenitura de seu irmão e só ofereceu sua oferta depois de seu irmão mais velho.
Percebe-se que Abel conhecia a Deus. Seu valor, suas vontades, seu caráter e O Honrou.

Gn 4.4 –“ ... Trouxe Abel dos primogênitos (Olha aqui o respeito pela primogenitura) de suas ovelhas e da sua gordura.” Aqui, quero estabelecer alguns princípios que devem ser vivenciados pela igreja do sec 21

I - PRINCÍPIO DA EXCELÊNCIA     

 Deus é o criador de todas as coisas. Ele nos fez o melhor e nos deu o melhor, então eu lhe oferto, entrego o melhor.

Abel traz à presença de Deus o primogênito dos animais e ele era o mais gordo (o melhor de suas ovelhas e de sua gordura). Este homem preparou com antecedência esse animal para ofertar ao Senhor.

Como vc sabe disso pastora? Pela reação de Deus. Não foi só a oferta de Abel que chamou a atenção de Deus, mas primeiramente à sua pessoa.
ü   A Maneira, a forma como ele se preparou para ofertar
ü   A forma, a maneira como ele se apresentou diante de Deus.

ATT: A Mensagem que o Espírito Santo nos traz hoje, meus amados pastores, colegas de ministério aqui presentes, meus irmãos e irmãs, diletos congregados e visitantes....
Ø  Deus está buscando nesse tempo pessoas que se apresentem diante Dele como Abel.
Ø  Deus está procurando pessoas que ofertem diante Dele como Abel
Ø  Deus está procurando pastores que tenham as melhores ovelhas para ofertar
Ø  Deus está buscando ovelhas prontas para serem ofertadas
Ø  Deus está buscando igrejas que estejam preparadas com gorduras (que podemos simbolizar com o louvor, adoração, palavras, intercessão) para se apresentarem diante Dele com cheiro suave.

OBS: Tem muitas igrejas que são verdadeiros impérios que mostram a glória do homem e não a de Deus. Então, perdeu-se a essência do sacrifício pessoal, do sacrifício material. PQ a exemplo de Caim trabalham com a justiça própria.

II- PRINCÍPIO DA VERDADEIRA ESSÊNCIA

Gn 4.25 - Deus me deu outra semente em lugar de Abel, porquanto Caim o Matou.
Abel foi uma genética boa, uma semente que não poderia desaparecer da terra... Com sua morte prematura, Deus envia sete que segundo sua mãe tinha a mesma semente de Abel. Genética boa, espiritual.
Sete foi semente de Abel, pq a memória do justo não pode ser apagada. A igreja que conhece a Deus não é fracassada; a família que conhece a Deus não é destruída; a pessoa que conhece a Deus não é derrotada.
OS:Abel morreu, mas o propósito de Deus não.

Gn 4.29 –“ A Sete nasceu um filho e pois o nome de Enos... E aí se começou a invocar o nome do Senhor.” Ou seja, começou a chamar Deus pelos seus nomes.

NOMES - SIGNIFICADOS
NOMES - SIGNIFICADOS
ELOIM: Soberano Criador – Gên 1.1;26,27

JEOVÁ / YHAWEH: “EU SOU” Aquele que se revela – Êxodo 3.14
EL SHADAY: Deus Todo-Poderoso – Gên 17.1

ADONAI: Senhor (dono) – Provérbios 9.10
JEOVÁ JIRÉ: Deus proverá, Provedor – Gênesis 22.8 e 14

JEOVÁ M’KADESH: Senhor Santo, Santificador Lv 20.7 - 8

JEOVÁ NISSI: Senhor nossa bandeira – Êxodo 17.15

JEOVÁ RAFÁ: EU SOU o Deus que te sara – Êxodo 15.26

JEOVÁ SHALOM: O senhor é a nossa paz – Juízes 6.23 e 24

JEOVÁ TSDEKENU: Senhor Justiça nossa – Jeremias 23.5,6

JEOVÁ ROHI: O senhor é o meu pastor – Salmo 23.1

JEOVÁ SHAMMAH: O Senhor está presente aqui – Is 63.9
EL ELYOM: Deus Altíssimo – Daniel 4.2 e 5.18

JEOVÁ TSEBAÔ: Senhor dos Exércitos – Salmos 46.7

JEOVÁ MAKKE: O Senhor nos corrige – Ezequiel 7.9
JEOVÁ ELOAI: Senhor meu Deus – Salmos 16.2

JEOVÁ GMOLÁ: Senhor das recompensas – Rute 2.12
EL ELOAH: O Deus pessoal – Gênesis 33.20

JEOVÁ ELOENU: Senhor nosso Deus – Deuteronômio 6.4

EMANUEL: Deus conosco – Isaías 7.14

OS: Isso significa desenvolver intimidade com Deus. Foram descendentes de Sete da mesma semente de Abel, que primeiro entraram na intimidade de Deus e tornaram possível a adoração pessoa e grupal. O Homem ou mulher espiritual conseguem trazer o trono de Deus para a terra.

O primeiro filho de Sete chamava-se Enos. Houve oito gerações a partir de Sete até Noé. Em cada uma dessas gerações houve um homem piedoso que passou para seus filhos as verdades acerca de Deus e manteve seu casamento puro. Esses homens, assim como Adão, viveram por muitos anos. Três deles chegaram a ser mais velho do que Adão. Ao todo houve sete homens que viveram mais de novecentos anos. Matusalém- 969 Jares - 962, Noé - 950, Adão - 930, Sete- 912, Cainã - 910, Enos - 905. Homens que conhecerem e viveram a verdadeira essência de Deus.
Em um sentido, a vida de todos esses homens foram resultados da fé de Abel. Em Hebreus 11:4, Paulo diz que Abel sendo morto ainda fala, e, nos versos seguintes, segue mostrando como as gerações de Sete fizeram as coisas certas porque viveram por fé, mesmo sem conhecer seu verdadeiro significado. Então, assim como a vida de Caim fala dos filhos da carne, cheios de autojustiça e rebelião, Abel e Sete estabeleceram um modelo para os filhos de arrependimento diante de Deus e fé em Jesus Cristo.

OBS: Isso significa conhecer a Deus, andar com Deus, viver para Ele.
Deus quer levantar a geração de Abel, daqueles que são perecíveis, sem valor, para o mundo mais de grande valia para Deus.  Daqueles que para o mundo não valem nada, mas para Deus soa depósitos de seu poder. Deus busca homens, mulheres, jovens, adolescentes, crianças que herdaram a genética de Abel. Pessoas que andam no Espírito, vivem no Espírito e são continuamente cheia do Espírito.

III - PRINCIPIO DA FÉ VIVA
A fé de Abel o levou a entregar o melhor que tinha; sua realização foi transcendental, assim como tudo que fazemos no Reino tem repercussão não apenas terrena, mas eterna.
A oferta de Abel prefigura o sacrifício que o Pai faria em favor da humanidade ao imolar o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo (João 1.29).
Por isso, os que vivem pela fé são justificados, recebem o perdão dos seus pecados e tornam-se justos aos olhos do Pai, por meio da morte substitutiva de Cristo na cruz. É a morte de Jesus a nos dar vida.
A oferta de Deus Pai, imolar seu único filho, Jesus Cristo, mudou a história e tem transformado a vida de milhões de pessoas. Ofertar na casa de Deus, se sacrificar para fazer a obra do Senhor produz legados eternos.
O tamanho de nossa oferta demonstra a dimensão do nosso amor e fé. “Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício que ainda fala”. E quanto a você, qual é a sua oferta? Qual é seu o sacrifício? Que mensagem ela tem transmitido?
CONCLUSÃO
Deus fez sua escolha. Escolheu Abel e sua oferta. Hoje Ele pode escolher vc, sua família, sua igreja, sua casa. 
Hb 12.24 - E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel

Como já aprendemos, Caim era ímpio. Abel e Sete eram diferentes. Obviamente eram pecadores como todos os homens, desde Adão. Porém, eles eram uma semente de espiritualidade. Eram como os homens que nascem de novo, homens de fé. Isso se confirma com a oferta de Abel (Gênesis 4:4; Hebreus 11:4).
Quando Caim matou Abel, fez isso porque tinha sua própria justiça e odiava a fé ou qualquer um que a possuísse. Porém, Deus não deixará a semente de espiritualidade ser destruída, por isso deu a Adão e Eva um filho especial para substituir Abel. Chamaram-no Sete. Assim como Caim era pai de uma civilização impiedosa, Sete seria pai de filhos de fé.

Hoje Deus está levantando igrejas, ministérios segundo estas concepções de excelências, essência e fé. A Igreja do século 21 será provada para ser purificada. Até mostrar que ela é a verdadeira oferta que agrada o coração de Deus.

Igreja, hoje vc comemora 3 anos, jamais perca a visão, jamais saia da direção e jamais perca o foco pelo qual Deus  a criou.

Irmãos tenham sempre o Espírito santo como bússola das vossas vidas e jamais errareis o caminho.
Pastores não construam torres, impérios, construam altares cujo sacrifício e a vossa própria vida e de suas ovelhas.

Bjs!

Pra. Sandra
 
                             

Um comentário: